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O online vai dominar o mundo

Postado em: 13/01/2015, às 10:54 por Ana Luiza Pandolfi

"O meio é a mensagem", já dizia Marshall McLuhan em 1964. Cada suporte midiático tem suas características, sendo tão ou mais importante do que o próprio conteúdo que se irá propagar. Quais seriam então as vantagens da mídia online?

A internet permite a criação de conteúdos muito mais direcionados. O Facebook, por exemplo, possui uma segmentação do público bastante destrinchada, além de sexo, faixa etária, estado civil, oferece um direcionamento por interesses e comportamentos, ou seja, você pode exibir um anúncio para paulistas de 20 a 25 anos com interesse em filmes de Bollywood ou mulheres, casadas, de 30 anos que viajam a negócios frequentemente. Além disso, esses anúncios são muito mais acessíveis do que uma mala direta por exemplo. Uma pequena empresa consegue impactar com R$1,00 no Facebook, muito mais pessoas do que com uma mala direta, por exemplo, em que chutando baixo, se pagaria R$1,00 por consumidor.

A rede permite a interação. Em veículos tradicionais, como TV, revista e jornal é forte o papel dos editores intermediando o fluxo de informação, enquanto a internet surgiu como um meio livre para se criar e consumir informação. Por isso, o sucesso das redes sociais e de campanhas de marketing que viralizam. As pessoas cada vez mais querem fazer parte das coisas. Por isso, as empresas estão cada vez mais questionamento seus enormes investimentos em canais massificados. Para que gastar uma fortuna com uma inserção no intervalo do Jornal Nacional se eu posso divulgar o meu vídeo no Youtube e ainda (se agradar) receber mídia espontânea nas redes sociais?

E o que nos faz acreditar que ela estará ainda mais presente em 2015?

Os brasileiros estão cada vez mais conectados. Segundo o Ibope Media, somos o 5º país mais conectado do mundo, com 105 milhões de internautas (10/2013). A previsão é de que em 2015, passemos para a 4ª posição, ultrapassando o Japão.

O Brasil é líder em tempo de acesso nas redes sociais. De acordo com a comScore e Shareablee para o Canal Tech, a América Latina é a região com a maior média de tempo de uso de redes sociais em computadores, com 8,13 horas mensais por pessoa, seguido pela Europa (7,41 horas), América do Norte (6,38 horas), África (4,96 horas) e Ásia-Pacífico (2,49 horas), enquanto o Brasil tem a maior média mundial, 12 horas mensais. Além disso, é o país da América Latina com maior número de visitantes diários às redes sociais, cerca de 30 mil, um pouco menos da metade do total de 60,5 mil usuários do continente. (9/2014)

Os investimentos em publicidade na internet são os que mais crescem. De acordo com o Warc, em matéria do Propmark, em 2014, a internet é recordista em taxa de aumento no mundo, com 16.4%, enquanto a TV deve crescer 5,3% e jornais e revistas, ao contrário, cair, 3,5% e 4.1%, respectivamente, até o final do ano. No Brasil, os investimentos em publicidade na internet fecham com números ainda mais altos, 20,8%, com previsão para 2015 de 16,6% (8/2014).

Concorda? Como a sua empresa esta encarando essas mudanças?

Ana Luiza Pandolfi, estrategista de Conteúdo na 55social.

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