Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Hostilidade nas mídias sociais explodiu nos últimos anos, segundo usuários

Postado em: 15/04/2013, às 15:32 por Ana Lúcia Moura Fé

Se você está entre os que percebem uma crescente animosidade nas redes sociais, tornando-as muitas vezes ambientes tensos e desagradáveis, saiba que não é mera impressão. Pesquisa realizada em fevereiro último junto a 2.698 pessoas nos Estados Unidos confirma o senso comum: em geral, o tom nas redes sociais tem ficado cada dia mais hostil.

O estudo, conduzido pela empresa de treinamento e desempenho organizacional VitalSmarts, aponta que as pessoas em geral estão ficando menos educadas e as tensões sempre seguem sem uma resolução nas mídias sociais.

Entre os entrevistados, 78% afirmam que perceberam aumento do comportamento grosseiro nessas mídias, e 76% já testemunharam briga online.

Para 88% dos respondentes, pessoas tendem a ser menos educadas quando estão no mundo virtual. Em torno de 81% dizem que conversas difíceis ou emocionalmente carregadas que tiveram nas mídias sociais continuam sem solução.

Esse fenômeno estaria extrapolando o ambiente virtual e invadindo o mundo real, tanto no âmbito familiar quanto no universo do trabalho, conforme observam os pesquisadores.

Eles destacam que 19% dos entrevistados afirmam que diminuíram contato com alguém no mundo real devido a algo que esse alguém postou nas redes de relacionamento.

Joseph Grenny, coautor do bestseller Crucial Conversations, destaca que as mídias sociais não são o problema, e sim a forma como as pessoas as usam, o que, segundo ele, estaria causando uma degradação de diálogo que carrega potencial de destruir até mesmo as relações pessoais mais importantes para o usuário.

A pesquisa indica que pessoas mais jovens são quatro vezes mais propensas do que os Baby Boomers (pessoas que nasceram entre 1946 e 1964) a optar por conversas emocionalmente carregadas nas mídias sociais.

Confira dicas de Grenny para quem quer manter conversas ao mesmo tempo francas e respeitosas nas redes sociais:

Educação nas redes sociais

Tags: , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top