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Conheça os seis arquétipos de compradores sociais sugeridos pela Leo Burnett

Postado em: 15/06/2012, às 17:55 por Ana Lúcia Moura Fé


Um estudo realizado pela agência de publicidade Leo Burnett propõe que os consumidores que fazem compras online por meio de redes sociais podem ser classificados em seis arquétipos, conforme elementos e influenciam o seu comportamento de compra.

A compreensão de como essas pessoas fazem compras nas mídias sociais e o que as movem nesses momentos é, segundo os analistas, fundamental para incrementar a eficácia das ações de marketing e aumentar o valor dessas plataformas sob o ponto de vista do e-commerce.

O estudo da Leo Burnett sugere que, para tirar proveito do comportamento de compra de cada um desses modelos de compradores sociais, as marcas deveriam se empenhar em ajudá-los a descobrir o que desejam e a se conectar, usando várias mídias sociais nesse processo.

A estratégia também deve incluir ações do tipo "bom demais para deixar passar" e considerar o uso de tecnologias inovadoras para isso, como geolocalização. A agência sugere, ainda, uso de ferramentas como classificações e avaliações online, blogs, fóruns e YouTube para ajudar o comprador a construir conhecimento, entre outras ações.

Os seis arquétipos de compradores sugeridos pela Leo Burnett são os seguintes:

Savvy Passionista (passionista familiarizado com as midias sociais) – indulgentes, são pessoas que ditam tendências e influenciam o comportamento de compras das outras.

 

 

Opportunistic Adventurer (aventureiro oportunista) – impulsivo, sempre em busca de bons negócios e ofertas inesperadas, excelente alvo para sites de compras coletivas.

 



Quality Devotee (devoto da qualidade) – valoriza  informações, rankings, avaliações para validar a sua decisão de compra.

 

 

Strategic Saver (poupador estrategista) – focado na informação, sua principal característica é estar permanentemente buscando promoções e comparando preços das marcas.


 

Efficient Sprinter (corredor eficiente) – utilitarista, valoriza a facilidade e rapidez dos processos de localização e compra. É atraído por produtos mais populares e convenientes

Dollar Defaulter (devedor) – a utilidade tem grande peso na decisão. Está totalmente focado nas ofertas com o menor preço, ignorando questões como conhecimento e fidelidade á marca.

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