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Aproveite a Black Friday para construir uma visão 360° de seus clientes

Postado em: 22/11/2016, às 23:26 por Francisco Casella

Compras, compras e mais compras… Mário sabe que ir ao supermercado é uma atividade importante que não pode deixar de ser feita. Quando não é o café que acabou é o açúcar ou os produtos de higiene pessoal, como sabonete, creme dental, desodorante, etc. Sempre há alguma razão para ir ao supermercado. Para algumas pessoas é agradável fazer este tipo de compras, mas para outras, como o Mário, é um enorme pesadelo. Por várias razões: o tráfego para ir e voltar a sua casa, as intermináveis filas para pagar e, o pior, a "via-crúcis" para encontrar um lugar para estacionar o carro.

Na verdade, o que com maior frequência deixa o Mário frustrado é não encontrar nas gôndolas o produto e a marca que ele está procurando, porque está esgotado ou porque não foi feita a reposição desse produto. Sem falar das promoções oferecidas no website do supermercado. Quando ele chega à loja para comprar, fica sabendo que essas promoções não correspondem ou não são válidas, pela razão que for. Às vezes o produto não está, ou o preço é outro.

Para evitar aglomerações ou por sua conveniência, em alguma ocasião, ele decidiu fazer as compras online de certos produtos. Sua frustração não foi menor quando se deparou com que nos formulários havia algo errado. A história do Mário é também a história de muitos consumidores cuja experiência de compra é tão ruim que acabam por "abrir mão" e se tornam clientes de outras marcas que lhes oferecem melhores experiências de compra.

Então, vamos pensar: você sabe exatamente como proporcionar uma melhor  experiência aos seus clientes quando interagem com tudo o que tem a ver com sua marca? Você sabe como seu consumidor se sente durante o processo de compra de um produto ou serviço? Conhecer suas necessidades e comportamento é essencial para o êxito de qualquer negócio e um fator de vantagem competitiva, já que isso permite tomar decisões informadas permitindo ter um diferencial com relação à concorrência, obter a fidelização do cliente e gerar maiores vendas.

Sobretudo, pense que falta pouco tempo para o final do ano – uma das melhores épocas para o comércio quanto ao nível de vendas, graças a eventos como a Black Friday (que acontece dia 27 de novembro) e as compras do final do ano. Uma pesquisa realizada pelo Zoom, comparador de preços e produtos, apurou que os consumidores estão receosos com o cenário econômico atual, mas 71% pretendem comprar na Black Friday se encontrarem bons descontos. Os outros 28% não têm dúvidas de que comprarão e apenas 1% não gastarão nada.

Seu negócio está preparado para enfrentar as necessidades do consumidor e capitalizar eventos como a Black Friday para alcançar maiores vendas?

Integração de Dados: o que seu negócio está precisando

Os negócios do segmento comércio precisam estar focados na melhoria da experiência de compra em um ambiente multicanal, a fim de maximizar a satisfação, retenção e lealdade do cliente. Entretanto, os dados necessários para fazê-lo são, com frequência, de baixa qualidade e inconsistentes em todas as aplicações ou canais de venda. Além disso, há uma enorme quantidade de dados de clientes que ingressam a cada dia e que é necessário gerenciar corretamente para que seu potencial possa ser aproveitado completamente.

Pode parecer fácil, mas gerenciar uma quantidade de dados que cresce permanentemente é de uma complexidade gigantesca, e exige soluções tecnológicas e profissionais que realmente compreendam a importância dos dados como vantagem competitiva de negócios.

Uma excelente opção é contar com uma iniciativa de Integração de Dados, cuja importância para o negócio reside na capacidade de gerar valor e inteligência de mercado, possibilitando a proximidade com os consumidores e a compreensão sobre quais são suas necessidades reais, o que se traduz em uma melhor atenção aos clientes através de uma experiência mais personalizada.

Rumo a uma visão 360° dos dados do cliente

Integrar os Dados de diversos canais de venda como point-of-sale (POS), web, apps e mídias sociais permite ter uma visão 360° dos dados dos clientes e sua correspondente contextualização. Assim, é mais fácil tomar decisões corretas acerca dos clientes e aperfeiçoar as ofertas de vendas cruzadas e aumentar o ticket da vendas, promoções e serviço ao cliente. Exatamente tudo o que ele precisa para ter uma experiência de compra incomparável.

Mas que benefícios concretos podem ter o negócio com uma plataforma tecnológica de Integração de Dados? Essas soluções em um ambiente multicanal tornam mais rica à análise e as operações dos clientes para ajudar a fornecer mehores experiências de compra e personalizadas, aumentando a lealdade do cliente. Veja abaixo mais benefícios:

– Melhora as experiências de compra multicanal, as vendas e a comercialização ao utilizar os dados dos clientes acerca de suas preferências por produto e canal.

– Permite entregar ofertas de marketing personalizadas usando os dados do cliente e seu orçamento mediante a segmentação e a análise de marketing.

– Aumenta a satisfação e lealdade do consumidor entregando aos representantes de serviço ao cliente uma visão 360° de quem compra.

– Reduz os custos operacionais ao eliminar o tempo utilizado manualmente na busca dos dados do cliente.

– Reduz o risco e maximiza as oportunidades ao fornecer reportes mais precisos sobre normatividade e rentabilidade.

– Produz uma visão única deste cliente nos diversos canais de vendas.

No atual panorama econômico tão volátil e num ambiente de negócios em permanente mudança, as empresas devem estar abertas a inovações e basear suas decisões em informações reais. Na verdade, não é possível tomar novos rumos sem dados que ofereçam a segurança necessária, evitando assim problemas maiores.

Uma plataforma de Integração de Dados moldada nas necessidades de sua organização pode ser tudo o que você precisa para melhorar seu negócio. Com ela, você vai poder estar mais próximo de seus consumidores e compreender quais são suas reais necessidades. Assim, seu negócio estará absolutamente bem preparado para avançar e aproveitar também o potencial das grandes temporadas de shopping, por contar com dados saneados, seguros e contextualizados.

Francisco Casella, líder em MDM para a América Latina da Informatica LLC.

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