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Quatro estratégias para usar dados além do marketing

Postado em: 24/06/2015, às 22:08 por Luiz Temponi

É impossível fugir dos dados que nos rodeiam atualmente. Geramos tanta informação que processar tudo e manter um controle organizado do que realmente importa é uma tarefa árdua. Com a chegada das mídias sociais, isso se tornou muito mais intenso e é preciso estar atento ao que é falado a todo o momento, visando aproveitar qualquer oportunidade de interação com o público.

E por esse motivo o Social Big Data tem invadido a lista de desejos de muitos empreendedores, que sabem a importância dos dados gerados por seus clientes, mas não têm as ferramentas adequadas para tratá-los e utilizá-los de forma estratégica para melhoria dos negócios. Mas apesar de o foco do Social Big Data ainda está no marketing, este recurso pode auxiliar também em outras estratégias do negócio, como as que apresentaremos abaixo:

1 – Prever comportamentos e inovar

As redes sociais são o principal repositório de recomendações, opiniões e avaliações. É lá que as pessoas dizem o que fazem, por que fazem e como fazem, compartilhando com suas redes de contatos uma série de dados valiosos para qualquer empresa.

Ao coletar, organizar e analisar esses dados, você tem a seu dispor informações importantíssimas para prever comportamentos do seu público-alvo. Tendo em mãos esse conhecimento sobre como seu cliente se comporta, o que ele pensa, diz e sente, torna-se possível adequar suas estratégias de negócios para atingi-lo de forma eficaz.

2- Predição de Demandas

No mundo digital pode haver várias demandas, não necessariamente iguais, mas específicas, por um produto ou serviço que você fornece. Por meio do Social Big Data, isso se torna mais evidente do que você imagina. Grupos de interesse são criados a todo o momento nas redes sociais. Se você conhece a demanda e tem uma livraria virtual, pode aproveitar esse momento para atingir de uma única vez, centenas e até milhares de clientes em potencial.

3 – Incremento das vendas

Marketing e vendas sempre trabalham juntos, mas nem sempre compreendem um ao outro. Ao ter dados estruturados por meio do Social Big Data, você gera insights poderosos para sua equipe de vendas, que pode atuar de maneira mais estratégica e direcionada.

Pessoas que comentaram sobre determinado produto, que compartilharam uma compra nas redes sociais, que dizem "eu quero esse produto", tudo isso pode munir sua equipe de vendas para atingir diretamente quem tem interesse no que sua empresa pode oferecer. Além disso, uma abordagem personalizada sempre traz melhores resultados, o que auxilia no aumento das vendas consideravelmente.

4- Manutenção da satisfação do cliente

O Social Big Data está intimamente ligado a conhecer o cliente no seu nível mais profundo, permitindo que a empresa possa se utilizar de informações únicas para atrair e conquistar o consumidor com maior facilidade.

Ao adotar essa abordagem para sua empresa, você constrói um verdadeiro livro guia para o relacionamento com o seu cliente, descobrindo suas preferências, hábitos e comportamentos de consumo. Por mais que o marketing continue a ser o maior beneficiado nesse processo, é fato que os demais setores da empresa também se sentem mais seguros para lidar com os clientes – que, no final das contas, ficam satisfeitos, se comprometem com a empresa e espalham essa experiência positiva para outras pessoas, aumentando o número de seguidores.

Atualmente apenas 20% dos dados gerados em todo o mundo são estruturados e contribuem, mesmo que minimamente, para a melhoria das estratégias organizacionais. Se você parar para observar e procurar entender o que as pessoas dizem a seu respeito nas redes sociais e conseguir, por meio do Social Big Data, utilizar as informações obtidas para melhorar o seu negócio, não haverá concorrência para você.

Luiz Temponi, CFO da Hekima.

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