Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Ford apoia programa para incentivar startups voltadas à inovação do transporte e mobilidade

Postado em: 15/12/2014, às 18:10 por Redação

A Ford lançou um programa que vai acelerar a criação de empresas "startups" voltadas para a criação de soluções inovadoras na área de transporte e mobilidade. Em parceria com a chamada incubadora de empresas TechStars, essa iniciativa é denominada "TechStars Mobility, driven by Detroit" e vai atuar em ideias inovadoras para facilitar o transporte de pessoas, bens e serviços, resolvendo os desafios da mobilidade urbana, como tráfego e estacionamento.

O objetivo é trazer ao mercado novas tecnologias e abordagens que incorporem os dispositivos móveis com conectividade sem fio e a computação na nuvem para facilitar a locomoção das pessoas. Inicialmente, 10 empresas startups de todo o mundo serão selecionadas para participar do programa, que terá sua base no centro de Detroit. As novas empresas vão receber US$ 120 mil dólares em financiamento, além de três meses de treinamento intensivo em desenvolvimento de negócios, prospecção de clientes e recrutamento de executivos. O programa terá a duração de três anos, com um total de 30 startups. As equipes vão apresentar suas ideias aos investidores, líderes da indústria e outras pessoas da comunidade.

O programa é fruto da visão de Bill Ford, presidente do Conselho da Ford. Ele tem chamado a atenção do mundo para as potenciais consequências de longo prazo do crescimento desordenado, prevê um futuro marcado pelo baixo crescimento econômico se os desafios do transporte e qualidade de vida não forem enfrentados.

William Clay Ford, Jr.

"À medida que a sociedade enfrenta os desafios crescentes dos congestionamentos de trânsito, cidades populosas e infraestrutura deficiente, precisamos reinventar a nossa forma de viver e fazer negócios se quisermos ter um impacto positivo sobre as gerações futuras", disse Bill Ford. "Estamos vendo hoje o surgimento no mercado de produtos de consumo e serviços emocionantes, criados por empresas startups inovadoras. Será ótimo ajudar a trazer esse novo pensamento para a indústria automotiva e a cidade de Detroit.

Parceria

A fabricante de autopeças Magna International e a Verizon Telematics são parceiras da Ford nessa iniciativa. Juntas, elas vão fornecer 2 milhões de dólares em financiamento, além de orientadores e outros recursos para apoiar as startups. Fontinalis Partners, Detroit Venture Partners e o Renaissance Venture Capital Fund são outras empresas apoiadoras.

A TechStars foi fundada em 2006 por um grupo de empresários do Colorado, EUA, com a proposta de reunir uma rede de empreendedores e oferecer um programa de imersão de três meses para a formação rápida de startups. Desde então, a empresa se expandiu para Boston, Seattle, Nova York, San Antonio, Austin, Chicago e Londres. Menos de 1% dos candidatos são aceitos nos seus programas, mas a taxa de sucesso é impressionante.

O "TechStars Mobility, driven by Detroit" será liderado pelo diretor geral Ted Serbinski – empresário e investidor do Vale do Silício que mudou em 2011 para Detroit para se juntar à Detroit Venture Partners. Sua equipe vai receber inscrições para a primeira turma de 10 startups até março. O programa vai começar em meados do próximo ano e terminar em setembro, com duração de três anos e uma nova turma de 10 startups a cada ano.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top