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Gotchosen oferece novo conceito para negócios editoriais e anunciantes

Postado em: 24/05/2017, às 21:51 por Redação

A GotChosen, empresa americana de tecnologia para publicidade online, que inicia sua operação comercial no mercado brasileiro,  anuncia o lançamento de um modelo inovador de negócios para websites (publishers), anunciantes e agências, com base no conceito de ecossistema de rede social. A tecnologia disruptiva da GotChosen traz, de forma inédita, uma experiência completa de rede social para dentro dos websites e remove a limitação do usuário estar num único domínio (URL) ou aplicativo para ter acesso às principais redes sociais.

O objetivo da GotChosen é trazer o modelo de negócio das redes sociais para os websites, e assim, ferecer uma gestão de marcas para os anunciantes com formatos de publicidades interativos e diferenciados, em comparação aos métodos convencionais hoje utilizados. As receitas geradas pelas publicidades na rede social da GotChosen serão compartilhadas com os publishers (proprietários dos sites).

A tecnologia é integrada dentro do website, que disponibiliza ao usuário uma barra de navegação, chamada "barra social", no topo do site. Os sites que aderem à barra social da GotChosen podem personalizar totalmente o ecossistema de rede social dentro de suas páginas, sem interferir na navegação do usuário em seu site. Também oferece ao website um serviço de hub social (central social) dentro da barra, no qual trás os conteúdos de outras redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Quando um usuário visita um website que está usando a barra social, ele tem o benefício de visitar os conteúdos de 5 redes sociais sem sair do website.

Oz Silva, CEO e fundador da GotChosen, criou a empresa em 2011 nos EUA, e dedicou mais de 20 mil horas para desenvolver a tecnologia desde da concepção da ideia. A primeira versão do site foi lançada em maio de 2012. Oz Silva criou um programa de bolsas de estudos como parte de sua estratégica para construir a presença on-line da empresa ao desenvolver a tecnologia. Estudantes universitários visitaram o site para competir por fundos de bolsas de estudo e fornecer feedback sobre a plataforma.

A GotChosen deu mais de 65 bolsas de estudo, e continuará a ajudar os estudantes universitários, fornecendo bolsas de estudos gratuitamente. Após o período de testes nos EUA, a empresa escolheu o Brasil para fazer um pré-lançamento, e em agosto, será feito o lançamento global. O ecossistema da GotChosen já reúne mais de 26 milhões de visitantes mensais, provenientes de websites que aderiram a tecnologia nesta fase inicial como o Guia da Semana, Baixaki, Oba Oba, Click Jogos, Timeout, e Super Downloads. De acordo com dados da comScore, a GotChosen é hoje a 5ª maior rede social do Brasil em uso de desktop.

Como funciona a GotChosen

A plataforma funciona da seguinte forma: os websites que aderem ao modelo, instalam a barra social da GotChosen em suas páginas. A barra, que é personalizada ao site, fica localizada no topo da página. Quando o usuário clica na barra, ele abre a rede social da GotChosen dentro do próprio site e pode navegar livremente de forma anônima em todo o ecossistema.  Ela oferece canais públicos com tópicos específicos que são criados por membros, páginas sociais (fan pages) para websites e perfil de usuários que ganham reputação em 32 categorias quando seus posts são votados pela comunidade do ecossistema.

Também criou uma ferramenta inovadora para websites chamada hub social (central social), onde traz para a página social do website, o seu próprio conteúdo criado nas redes do Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Desta maneira, a audiência de um determinado site, que tem a barra social da GotChosen, não necessita sair deste site para saber o que está acontecendo nestas redes sociais sobre os temas de interesse. "O usuário pode conferir as novidades das redes sem sair do site e, caso queira interagir, é redirecionado àquela rede", explica Silva.

O ecossistema colaborativo da GotChosen proporciona ao website um conjunto de ferramentas que minimizam a dispersão e estimulam o aumento da audiência, quer pela curadoria de conteúdos de interesse dos internautas, quer pela exibição dos conteúdos mais populares. De instalação simples, a barra social pode ser customizada para cada domínio do publisher e incluir, por exemplo, canais relevantes de conteúdos próprios, de outros sites ou de membros da rede, o que contribui para o aumento da audiência, o tempo de visita do usuário e diminui a taxa de rejeição.

Compartilhamento de receita com publishers

Um dos motivos pelo qual a GotChosen foi criada é a dificuldade que publishers e sites têm de obter receita publicitária, devido à concentração de audiência online nas redes sociais. O CEO da empresa destaca que para cada novo dólar investido em publicidade online, em média, 75 centavos ficam com as plataformas sociais. Os outros 25 centavos são disputados por grande parte dos 1,1 bilhão de websites existentes atualmente no mundo, os quais atraem uma audiência de aproximadamente 3,5 bilhões de internautas. "A desvantagem dos sites é reflexo da permanência dos usuários nas redes, que é cerca de dez vezes mais longa do que nos sites", pontua Silva. "Existe um claro desequilíbrio. Muitas vezes, o conteúdo é gerado pelos sites e compartilhado nas redes sociais, que acabam retendo a audiência e gerando mais receita de publicidade. Isto precisa ser melhor equilibrado", afirma Silva.

Por isso, além de integrar os conteúdos das redes sociais aos websites, a GotChosen desenvolveu um formato publicitário inédito para os sites, chamado Social Ad, que transforma um banner standard de 300×250 pixels em publicidade em forma de post de rede social apresentado dentro das páginas dos publishers. O inventário gerado dentro da rede social quando o usuário navega através da barra instalada nos sites, também oferece formatos publicitários de Native Ads e Suggested Ads.

Os formatos serão veiculados por venda direta, por meio de projetos especiais ou mídia programática. Todos os formatos podem ser comercializados tanto pela GotChosen, quanto pelo publisher. Desta forma, a GotChosen oferece, aos seus publishers, o compartilhamento de receita publicitária gerada pela veiculação dos formatos descritos acima. Este programa de publicidade prevê até 70% de revenue share para o publisher.

"Ao trazer o modelo de negócio das redes sociais para os websites, estamos oferecendo aos publishers a possibilidade de disputar sobre o budget publicitário de 75% direcionado a anúncios de redes sociais, em vez apenas dos 25% restantes geralmente destinados aos sites", diz Oz Silva. A GotChosen traz um novo conceito colaborativo de mídia social e um modelo inovador de negócios para os publishers, para veiculação de anúncios online, ao modificar a maneira como a audiência, as marcas e os veículos interagem. "A era dos banners ficou ultrapassada a muito tempo atrás, mas ainda não existia uma alternativa. Estou trazendo o mundo social para os websites e talvez isto possa equilibrar e mudar o cenário da indústria de publicidade online", acrescenta.

Mercado Brasileiro

Na fase de testes em sites brasileiros, a barra social da GotChosen registrou uma conversão de visitas de usuários dos sites entre 3,5% e 4%. "Hoje a conversão já supera a taxa de 8%, e esperamos superar 10% em pouco tempo", projeta Oz Silva. Segundo ele, isso é resultado do ecossistema colaborativo, e da capacidade de integrar múltiplas audiências conectadas em pontos diferentes da Internet. "Mais engajamento significa melhor retorno de investimento e gestão de marcas para anunciantes", completa.

Para gerenciar e atingir o público-alvo das campanhas diretas e de mídia programática no Brasil, a plataforma da GotChosen utiliza a expertise da Smart AdServer, empresa especializada em distribuir publicidades multitelas e multicanais. A parceria permite à GotChosen se conectar com milhares de anunciantes, agências, trading desks, DSPs e SSPs em todo o mundo. Para segmentação de audiência, a GotChosen vai utilizar a DMP da Tail Target, que é capaz de entender o perfil do público-alvo por meio de diversos pontos de contato entre ele e marcas, websites, apps, e-commerce, CRM ou ainda quaisquer informações relevantes disponibilizadas por outros provedores de dados especializados.

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