Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Carros da Ford chegam em 2016 com novo sistema de conectividade Sync3

Postado em: 27/01/2016, às 15:31 por Redação

A Ford anunciou que a terceira geração do sistema de conectividade SYNC irá equipar os novos modelos da montadora no Brasil este ano, com novos recursos que tornam o seu funcionamento ainda mais rápido, eficiente e intuitivo. Além disso, traz uma tecnologia de reconhecimento de voz aprimorada, gráficos mais fáceis de visualizar e comandos de tela intuitivos, semelhantes aos dos smartphones e tablets, podendo também ter seus programas atualizados por wi-fi ou USB.

Para desenvolver essa versão, ao invés dos requisitos saírem das pranchetas dos engenheiros como normalmente acontece na indústria automotiva, ele foi desenhado segundo o feedback de 22 mil comentários de 15 milhões de motoristas no mundo que usam as versões anteriores.

"O SYNC 3 cria um novo patamar de tecnologia e conectividade em sistemas multimídia no mercado e a engenharia brasileira teve também uma participação ativa no seu desenvolvimento", disse Caspar Hohage, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul, na apresentação prévia da tecnologia na Campus Party, nesta terça-feira, 26. "Esse trabalho incluiu uma série de testes e validações, especialmente no que diz respeito aos mapas locais, comandos de voz e mensagens em português do Brasil, interface gráfica, assistência de emergência e compatibilidade com novos sistemas e aplicativos."

O Sync3 foi desenvolvido nas CarPlay e Android Auto, portanto disponível para quaisquer dispositivos com IoS e Android. Não está prevista versão para dispositivos Microsoft, que equipa só as duas versões anteriores.  Ele também não tem integração com Whatsapp por motivo de segurança dos motoristas, e também não está disponível para Waze, já que ele tem mapas próprios em 2D e 3D.

"O SYNC 3 traz uma série de novidades, mas há uma série de atributos que não mudaram. Ele continua acessível para os consumidores de todo o mundo, é facilmente conectado com dispositivos de qualquer marca, modelo e idade e, por ser baseado em software, pode ser atualizado para funcionar com futuros lançamentos", explica o executivo.

O projeto do SYNC 3 valoriza a simplicidade, com menos itens na tela para tornar o controle mais fácil e reduzir a necessidade de o motorista olhar para a tela. Os ícones e áreas de toque são maiores e os menus, mais simples. As três opções que os clientes mais usam – áudio, telefone e navegação – estão sempre disponíveis. Os contatos telefônicos são acessados por um único toque na agenda alfabética. A tela com fundo brilhante, ícones grandes e cores de alto contraste oferece boa nitidez mesmo com sol. À noite, ela muda automaticamente para um fundo escuro, ajudando a reduzir a fadiga ocular e os reflexos das janelas. Ele o primeiro na indústria a oferecer uma tecnologia acessível de comando de voz para smartphones. A nova geração reduz o número de passos necessários para executar as ações.  O lema da Ford é "olho na pista e mão no volante". 

Interfaces e aplicativos

Por ter compatibilidade com os sistemas CarPlay e Android Auto; ele permite interação com o iPhone pelo qual disponibiliza no veículo as funções mais usuais do aparelho, como o assistente pessoal Siri, telefone, SMS e aplicativos. Para o Android Auto, plataforma do Google, permite o uso do Google Maps, aplicativos, informações do tempo e de trânsito, entre outros.

"Vale lembrar que tanto a Google quanto a Apple trabalharam com as fabricantes de automóveis para mostrar informações na tela que não distraiam o motorista. Portanto, esse sistema não é um simples espelhamento da tela do celular", diz Gustavo Schiavotelo, engenheiro chefe da área de Engenharia Elétrica da Ford.

Ford Brazil announced the addition of the LetsPark app to the SYNC AppLink system in Brazil. A Ford Brasil anunciou a homologação do aplicativo LetsPark para funcionar com o sistema SYNC AppLink.

App LetsPark funciona com o sistema SYNC AppLink.

A Ford disponibiliza uma plataforma aberta para que os desenvolvedores de apps para smartphones possam tornar seus aplicativos compatíveis com o SYNC, usando os comandos de voz, a tela sensível ao toque e até acessar dados do carro para uso personalizado, através do chamado sistema AppLink.

Na terceira geração, desenvolver novos aplicativos para o sistema ficou mais simples, com a nova interface gráfica. Os apps do smartphone integrados ao AppLink são identificados e organizados automaticamente dentro da aba "Aplicativos".

O sistema de navegação traz uma interface gráfica renovada. A tela inicial exibe atalhos para os destinos mais frequentes, como casa e trabalho, e uma aba com os ícones dos pontos de interesse mais acessados, como postos de combustível, alimentação e hotéis. O mapa foi igualmente remodelado, com uma interface gráfica que funciona em 2D e 3D e inclui as funções de mover, girar e dar zoom com o toque de dois dedos na tela.

O campo de busca também foi atualizado e não é preciso digitar o endereço ou nome completo de um ponto de interesse: quando se inserem as primeiras letras ele mostra as opções disponíveis no banco de dados. A tela do telefone mostra as principais funções em ícones grandes e de fácil acesso. A seleção de áudio também ficou mais simples: apenas dois toques levam a todas as fontes disponíveis, incluindo aplicativos como Spotify, 89FM e AlphaFM.

Lançamentos

A Ford anunciou também o lançamento de três novos aplicativos oferecido em seus veículos: Banco24Horas, Rádio Mix e Palco MP3. O aplicativo Banco24Horas, disponível atualmente para o sistema Android, mostra os caixas eletrônicos mais próximos e traça uma rota até o local. O Rádio Mix, aplicativo de streaming de áudio feito para o sistema iOS, permite acompanhar a programação de rádio de diversas cidades. Já o Palco MP3, disponível para os sistemas Android e iOS, reúne mais de um milhão de músicas de bandas e artistas independentes do Brasil – é um dos aplicativos mais baixados do País e também possibilita fazer downloads.

"Além de contar com excelente conteúdo, os aplicativos Banco24Horas, Rádio Mix e Palco MP3 têm grande afinidade com o perfil dos clientes da Ford", diz David Borges, supervisor de Veículos e Serviços Conectados da Ford, acrescentando que a empresa tem uma área de inovação que já mantém parcerias com 26 empresas, e está aberta a receber interessados em desenvolver novos aplicativos, inclusive para o segmento B2B.

Nos Estados Unidos foi desenvolvida uma parceria com a TGI, que usa uma pickup Ford, do qual um drone decola e aterrissa na carroceria, para uso em inspeção de campo e atividades agropecuárias, por exemplo. Disse ainda, que o objetivo da Ford é também equipar a linhas de caminhões como o novo sistema de conectividade.

"O fato de ter uma plataforma aberta, que facilita o trabalho dos desenvolvedores, contribui para o Ford SYNC AppLink ser hoje o sistema veicular com o maior banco de aplicativos compatíveis da indústria. Com esses lançamentos, sobe para 16 o número de aplicativos que o motorista pode acessar pelo comando de voz do veículo sem tirar a atenção da pista", explica.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

1 Comentário

  1. Marcos disse:

    Boa noite!
    Muito interessante o texto, eu não sou um acompanhante "nato" de tecnologias, porem gosto do tema…. Por esse motivo, estou fazendo um trabalho de faculdade referente a evolução da tecnologias da comunicação dos veículos…. Para enriquecer meu trabalho, gostaria de receber material que mostra a evolução que tivemos neste quesito, desde os tempos dos veículos a vapor até os de hoje, movidos a energia… Quero mostrar como as montadora Ford evoluiu neste quesito.
    Obrigado

    At
    Marcos A Dias
    (47) 8818-9648

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top